segunda-feira, 27 de junho de 2016

✌➛Monitor Formigão - Filhos de Zambi Capoeira - Hamburgo/Alemanha

Contato e locais de treinamento: Monitor Formigão
 
Monitor Formigão
Filhos de Zambi Capoeira (Mestre Zambi)
 
 
Monitor Formigão quando você começou a capoeira
e quem te incentivou?
Iniciei na capoeira no ano de 1999, pelo fato de eu não gostar de futebol, minha mãe durante época de Carnaval me disse que eu deveria procurar um esporte. Nesse momento fui até uma das academias do bairro aonde eu morava para pesquisar qual deles seria, o que eu pudesse mais me identificar...então assisti uma aula de capoeira e me encantei, acabei ficando. Meus primeiros passos dentro da capoeira foi através do Professor Gadal (Grupo Santa Maria).

Monitor Formigão no início em quem você se espelhava?
Sempre nos alunos mais graduados e claro no meu professor.


Monitor Formigão da época que você começou
para hoje em dia, a capoeira mudou muito?
Demais, esse foi um dos motivos que acabei mudando de Grupo e procurei o Mestre Zambi. Além do Mestre Zambi estar no dia a dia buscando a atualidade de movimentações, musicalidade e formas de treinamento... também foi formado na Capoeira Angola por Mestre Gato Preto da Bahia e na Regional por Mestre Suassuna.


Monitor Formigão você já sofreu discriminação
por fazer Capoeira?
Já sofri sim, através de amigos que sempre faziam brincadeiras, sobre a questão dança, roupa branca e etc...

 
Monitor Formigão através da capoeira você conheceu outros países, lá fora a Capoeira é mais valorizada?
E em qual país você sentiu aquele Axé?
Através da Capoeira, posso dizer que eu conheci o mundo...não estive em tantos países, mas conheci pessoas de diversas nacionalidades, cada uma com um ponto de vista sobre a capoeira.
Os países que a capoeira me levou foram: Alemanha (onde vivo atualmente), Áustria, Polônia, Rússia e Suíça. A capoeira é e sempre foi mais valorizada fora do Brasil, temos uma arte que encanta qualquer parte desse mundo. Brasileiros vão fazer férias fora do Brasil e ficam surpresos ao encontrar uma roda de rua em um país desconhecido, só aí cai a ficha de que a nossa cultura é rica em todos os quesitos.
O país que eu vi aquele axé??? Difícil de responder, isso varia de roda para roda, a energia vem das pessoas e não da cultura.
 

#CapoeiraEmTodoLugar
 


 
Monitor Formigão qual a importância da capoeira para crianças?
A criança dentro da capoeira desenvolve o seu raciocínio lógico e motor, aprende a controlar os sentimentos (medo, ansiedade, vergonha...). A educação dentro da capoeira aplicada de uma forma correta, é levada tanto para casa, escola ou tratamento com amiguinhos. É muito bonito de ver um jogo entre mestres ou formados, porém a criança é um ponto fundamental dentro de uma roda de capoeira.




Monitor Formigão qual a origem do seu apelido?
Meu apelido foi dado pelo reconhecido Mestre Bigodinho, em algumas reuniões de um trabalho que desenvolvemos juntos, antes das reuniões o Mestre sabendo que eu adoro doces, já preparava a mesa repleta de chocolates e dizia: agora podemos começar.

 
Monitor Formigão qual música que você mais gosta?Com a evolução da capoeira e sempre novos compositores expressando sentimentos e nos passando histórias, eu poderia citar várias músicas aqui... Mas aí fica uma que me identifico.
"Vai saber
O que a Maré irá me trazer
Quando eu soltar o meu barco no Mar
Meu destino
Confio nas graças de Deus
Pois só ele é quem conhece
Os mistérios desse mar"
(Instrutor Raposo - Filhos de Zambi Capoeira) 
 

Monitor Formigão qual movimento
que você mais gosta de fazer?
O movimento que eu mais gosto de fazer foi inspiração de um dos alunos de meu Mestre (Mestre Zambi), Mestre Panão (USA) que sempre dominou muito bem o Escorpião, movimento que treinei e treino até os dias de hoje!
 

Monitor Formigão um momento na capoeira inesquecível?
Quando realizei o meu primeiro evento na cidade de Hamburg/Alemanha em 2013 com a presença do meu Mestre Zambi e amigos de diferentes países da Europa e Rússia.
 
 
Monitor Formigão o que a capoeira significa para você?
A capoeira fez e ainda faz parte da minha vida, a capoeira é muito mais do que a boca come, é o ar que respiro. Acordo e vou dormir pensando em Capoeira, os assuntos sobre capoeira duram horas...
 

"Capoeira é a vida, essa é a melhor descrição que tenho para essa arte que pratico!"

 
Uma frase que sempre levo comigo faz parte de um dos CDS do Mestre Mão Branca:
"Ser honesto até o fim, é uma virtude...Sem a honestidade, ato algum será virtuoso!"


"O que eu mais desejo é que o próprio capoeirista possa valorizar a arte que pratica, seguindo fundamentos e exemplos dos Mestres que viveram para a capoeira, aqueles que moldaram a arte que hoje temos. Que os mais novos não queiram, sem capacitação, chegar a uma formatura...Corda de Mestre, Professor ou qualquer que seja é fácil adquirir...O mais importante é o que você fez e o que continua fazendo pela Capoeira!"
(Monitor Formigão)

 
✌ ➛ Agradecemos ao Amigo e Camarada Monitor Formigão
 pela Credibilidade, Parceria, Direitos Autorais cabíveis a nós e 

pela Confiança em nosso trabalho!  

Aqui vai nossa Parabenização pelo bom trabalho que vem se abdicando, Respeito, Admiração, e Carinho de toda a 

Família #CapoeiraEmTodoLugar Trio Paranauê Tamo junto!

Axé aos Camaradas em Geral! 
Chegou sua vez de Interagir! ✍ mao_31.gif

Deseja divulgar seu Evento ou sua Capoeira em um lugar diferente?

 Faça parte você também dos nossos canais! 

Sejam todos bem vindos!




Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!