sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mestrando Legume - Associação Cultural Gingaê - Campos dos Goytacazes/RJ

 
 
Local de Treinamento
Sede da Sociedade em Tocos
17°distrito de Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil
Segundas e Quartas das 17:00 ás 18:30 hs
Toda última sexta-feira do mês "Roda do Turismo"
Rodoviária Roberto Silveira (Rodoviária velha) 
Centro de Campos dos Goytacazes a partir das 18:30h
 
Vivência
 
 
Mestrando Legume quando você começou a capoeira
e quem te incentivou?
Iniciei na capoeira no ano de 1992, meu maior incentivador foi o meu irmão Mestre Touro, que já treinava, um fato curioso ele é mais velho do que eu cinco anos de idade e de tempo de capoeira, foi quem me levou pra treinar com o já falecido Mestre Ivo, uma grande referência da capoeira do nosso município.
Depois de muitos anos seguindo o Mestre, meu irmão e eu passamos a integrar outra instituição, Afroart-Brasil Capoeira, presidida pelo Mestre Grande de Macaé/RJ.No ano de 2011,
foi fundada a nossa associação, onde meu irmão é o presidente e eu sou o vice-presidente, "Associação Cultural Gingaê Capoeira".

Mestre Touro e Mestrando Legume
 

Mestrando Legume no início,
em quais capoeiristas você se espelhava?
Na época haviam capoeiristas já renomados, mais com certeza os mais graduados do grupo onde iniciei.
 
 
Mestrando Legume da época que você começou
para hoje em dia, a capoeira mudou muito?
A meu ver sim, em alguns aspectos pra melhor e em outros pra pior, melhor na forma de se jogar e na didática das aulas e pior nessa loucura de alguns em busca de graduação, como dizia o saudoso Mestre Ivo, isso faz a capoeira inchar e não crescer, uma pena, todo mundo quer ser alguma coisa, não demora vamos ver rodas sem alunos , isso me deixa bastante preocupado, imagino uma roda só com graduados, precisamos de novos alunos sempre, caso contrário a capoeira perde.
 

 
Mestrando Legume você já sofreu discriminação
por fazer capoeira?
Sim, em minha cidade no início, também preto e pobre sofriam com a discriminação em uma cidade totalmente preconceituosa, não tinha como ser diferente, hoje em dia não mais, as pessoas tem medo de responder processo, o que não deixa de ser preconceito. No início eu ouvi muito " Capoeira, larga isso", mais segui em frente e nela estou até hoje.
 


Mestrando Legume qual a importância
da capoeira para crianças?
A capoeira que ensino para as crianças, é totalmente voltada para socialização, para a importância de se tornarem pessoas de bem nessa sociedade de valores deturpados, na maioria das vezes acredito que é enquanto criança que podemos ajudar em relação a esses aspectos, como dizia a minha avó (cavalo velho não pega passo nosso), ou seja, segundo ela me ensinou ser humano é construção e não mudança.
 

#CapoeiraEmTodoLugar
#MestrandoLegume



Mestrando Legume qual a origem do seu apelido?
Bom esse apelido na verdade surgiu em minha casa, eu não gostava de comer legumes, daí as minhas tias ficavam falando que eu iria ter de comer, um amigo de infância levou essa história para o colégio e se espalhou, já briguei muito por isso enquanto adolescente, porém hoje me orgulho de ser o "Legume Capoeira".
 
 
Mestrando Legume qual a música q você mais gosta?
Gosto de todas as ladainhas tradicionais da capoeira angola, todas as mais antigas, não tenho uma preferida, da regional gosto das que fazemos na nossa associação.


 
Mestrando Legume qual o movimento que você
mais gosta de fazer?
Gosto de fazer as movimentações de chão, pra mim é muito importante um capoeira saber usar o recurso de chão, para já subir com contragolpes.
 

Mestrando Legume um momento inesquecível na capoeira?
Quando o meu irmão recebeu o seu certificado de 6 anos de confirmação de Mestre, entregue pelo Mestre Grande em Macaé, ele é meu irmão e Mestre uma das pessoas que muito me orgulha.
 
 
Mestrando Legume o que a capoeira significa para você?
Lugar onde me sinto livre, na capoeira até quando estou ministrando aulas tenho a possibilidade de encontrar diversão, algo mágico, sublime e fundamental em minha vida, não sou capoeira de corpo, sou capoeira de corpo e alma, só quem realmente ama a capoeira sabe de sua importância.
 

"Pra todo capoeirista, que assim como eu, ama de verdade a capoeira, não facilitem para pessoas oportunistas, não se vendam entregando graduação por dinheiro ou qualquer outro benefício que seja, a capoeira precisa só de uma coisa, respeito, se você é capoeira de corpo e alma,  trate-a com o devido respeito, fica aqui um forte abraço e nos vemos pelas capoeiragens da vida, 
 um salve a todos os irmãos da capoeira!"
(Mestrando Legume)
 


 Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestrando Legume,
pela credibilidade, parceria e pela confiança em nosso trabalho. Aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho.
(Trio Paranauê)

#CapoeiraEmTodoLugar

Colaborador:
Camisetas para eventos e moda em geral.