sábado, 20 de maio de 2017

Contra Mestre Marcos - Erê Capoeira - São Caetano do Sul/SP



Erê Capoeira
Contra Mestre Marcos
Clique: Facebook
Clique: Fan Page

Local de Treinamento:
Academia Max Fit
Alameda São Caetano, altura do 1700 - São Caetano do Sul/SP
Terças e Quintas das 20:30 às 22hs



Vivência:
A imagem pode conter: 1 pessoa

Contra Mestre Marcos quando você começou a capoeira 
e quem te incentivou?
Bom quem me incentivou foi meu pai, em 82 meus pais mudaram para Vila Bela e alguns amigos treinavam capoeira no grupo "Capoeira Iúna", eu gostava muito e tentava fazer alguns movimentos, mas não tinha dinheiro para treinar, depois de alguns anos conheci o Vagner da Califórnia, em uma roda de amigos, e do nada ele fez um macaquinho e me despertou um interesse em fazer acrobacias, tentei e fiz ali mesmo na rua, fiquei muito interessado e perguntei para o Vagner o "Minhoca", aonde ele treinava e ele me levou na Associação de Capoeira Estrela de Ouro do Mestre Humberto "Beto". Meu começo foi em 1989, com algumas idas e vindas, até que em 1990 comecei firme e nunca mais parei.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Contra Mestre Marcos em quem você se espelhava?
Meu Mestre Berto! Mas admirava outros capoeiristas, como Mestre Frango, Mestre Gilson, Profº Lulu, Contra Mestre Luiz Tatuagem, Mestre Maurão, Mestre Hermes, Mestre Catitu, Mestre Besouro Nicodemos e Mestre Mané entre outros e também um primo meu que começou a treinar na Iúna e que me chamou muito a atenção para capoeira.

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo

Contra Mestre Marcos a capoeira mudou muito?
Sim, hoje com o livre acesso a informações facilitou, na época faltava muita informação, alguns diziam que sabiam de tudo da capoeira, mas na vera faltava informação sobre Capoeira Angola e Regional. Até acho interessante a Capoeira Contemporânea, pois sempre fomos contemporâneos.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas em pé

Contra Mestre Marcos você já sofreu discriminação 
por fazer capoeira?
Sempre, existe muito preconceito no Brasil, é muito forte em tudo que é da terra, como comida típicas, danças, músicas, religião, com nossa luta genuinamente brasileira e toda nossa cultura brasileira, enquanto fora do Brasil a capoeira é mais valorizada, aqui tem muita riqueza​ e a capoeira é maior divulgadora da língua portuguesa no mundo.


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Contra Mestre Marcos como surgiu o nome Erê Capoeira?
Agora sobre o nome do grupo, o nome veio de uma ida a um centro de Umbanda, um dia de roda me estranhei com uns irmãos​ de treino e ficou um clima pesado na academia uma energia ruim e aquilo me incomodou muito, nisso um amigo que treinava junto me chamou para ir ao centro, e lá vi uma criança de vestido rosa, detalhe, eu nunca tinha ido em um centro de Umbanda, fui atrás da criança e ela sumiu, então a mãe do meu amigo disse que eu tinha visto um "Erê", daí coloquei o nome de "Erê Capoeira".



Contra Mestre Marcos qual a importância da capoeira 
para crianças?
É muito importante em todos aspectos para o desenvolvimento dela como um todo, a criança quando treina capoeira é mais, aliás, quem faz capoeira é muito feliz.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Contra Mestre Marcos um lugar diferente que já praticou capoeira?
Em vário lugares, mas o mais legal foi fazer e participar de um campeonato de dança e colocar capoeira junto, e também quando a academia do meu Mestre foi convidado para participar de uma companhia de balé e fizemos apresentações em vários teatros.


Contra Mestre Marcos qual música você mais gosta?
Gosto de várias, mas gosto muita da "Toda Bahia Chorou".

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Contra Mestre Marcos qual o movimento que você mais gosta?
Gosto muito do "Aú Queda de Rins",
esse eu tenho que fazer sempre.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Contra Mestre Marcos um momento inesquecível na capoeira?
Em um aniversário da Associação de Capoeira Dente de Ouro do Mestre Mané, onde o Mestre Pinatti me elogiou, foi um momento especial, pois entre 80 e 82, lançaram uma revista de capoeira e falavam muito do Mestre e a outra é a do Mestre Suassuna fazer a mesma coisa, em um evento do "Invertebrado",
um dos seus alunos.

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Contra Mestre Marcos o que a capoeira significa para você?
Como o Pastinha falava que "a capoeira é tudo que a boca come",
para mim a capoeira é felicidade, é ser feliz!



Deixo o meu salve para todos os capoeiristas e para as nossas crianças. Obrigado por essa oportunidade de falar com os capoeiristas, salve capoeira, Axé! (Contra Mestre Marcos)



Agradecemos ao nosso amigo e camarada Contra Mestre Marcos,
 pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira. 
(Trio Paranauê)

#CapoeiraEmTodoLugar


Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!




Nossos colaboradores:

Nenhum texto alternativo automático disponível.



Camisetas para Eventos:

Camisetas para eventos a partir de R$14,00
faça já seu orçamento.

Clique: RTN (Ricardo)